Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Futuro nunca mais foi o mesmo

Mais uma prova que Spilberg dominava o cinema dos anos 80. Tudo o que ele colocava a mão virava ouro. Não tirando o mérito de Robert Zemicks , que já provou ter talento o suficiente, mas o nome de Spilberg está impresso em cada cena dessa maravilhosa aventura futurista (ou seria nostálgica). Aliás foi com dois filmes de Zemicks (“Febre de Juventude” e “Carros Usados”) que Spilberg começou sua promissora carreira como produtor.

A história todos conhecem bem, nem vale a pena perder tempo com ela. Nem vale a pena ressaltar a importância que teve em minha infância já que isso também é chover no molhado. O filme marcou as carreiras de Michael J. Fox e Christopher Lloyd que nunca mais conseguiram fugir da imagem de seus personagens. E por mais reprises que tiveram nada conseguiu tirar o charme dessa saborosa aventura.

O final em aberto e com um berrante “continua” nos deixou esperando por longos 4 anos até que Zemicks nos brindou com uma dobradinha. A parte II e III foram filmados simultaneamente e estrearam no mesmo ano. Visto hoje em dia, essas continuações inferiores ao primeiro conseguem ser anos luz melhores que muito filme atualmente celebrados.

De Volta para o Futuro marcou demais os filmes do gênero “viagem no tempo”. Até hoje não surgiu nenhum que o superasse. Uma combinação perfeita de talentos, trilha sonora e efeitos especiais. Aliás é estranho perceber como não surgiram muitas trilhas originais marcantes e populares como estas desde os anos 80.

Zemicks provou ainda ser o mais talentoso dos amigos de Spilberg, tendo em seus currículo obras como “Tudo por uma esmeralda”, o inovador “Uma cilada para Roger Rabitt”, os divertidos “A morte lhe cai bem” e “Forrest Gump”, os ótimos “Contato” e “naufrago”, tendo errado a mão apenas em “Revelação”, meio que feito as pressas enquanto Tom Hanks perdia peso durante as filmagens de “O Naufrago”, em que o diretor corajosamente pausou as filmagens. Um filme menor que não arranha a credibilidade desse grande diretor que anda mais sumido do que devia.

Nenhum comentário: