Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Do Sucesso a Mediocridade

Uma das grandes sessões da Tarde dos Anos 80 foi o hoje quase desconhecido “Uma Noite de Aventuras” do então estreante Chris Columbus.

Não tão famoso como seus colegas Gremlins , Goonies e O Enigma da Pirâmide, essa noite de aventuras trás todo aquele clima nostálgico que só um típico representante dos anos 80 poderia nos oferecer.

À começar pela gatíssima Elizabeth Shue (De volta para o Futuro 2 e 3, Cocktail, Karatê Kid) como uma jovem Babá que , junto com seus “protegidos” ,envolve-se em várias confusões ao buscar sua amiga que está na rodoviária. A premissa é só uma desculpa para várias gags de humor.

É um filme fácil de se ver ou rever. Primeiro, por que (pelo menos para mim) não trazia maiores expectativas em relação ao filme. Segundo pelo nome do diretor que não dá para esperar muito. Mas a medida que o filme vai se desenrolando é difícil não se lembrar de algumas situações (como a da menina fã do Thor !).

Às vezes , em Holywood, um diretor pode ser apenas um mero fantoche. Ou quem sabe um operário como em uma fábrica qualquer. Não é à toa que Hollywood seja chamada como a Indústria de Cinema do Mundo (pelo menos em fama).

O caso do Chris Columbus é interessante. É mais uma das descobertas do Jovem Spilberg. Ele escreveu os roteiros dos já citados Goonies , Gremlins e O Enigma da Pirâmide. Tem talento, porém limitado. Assim como Andrew Niccol não deveria se aventurar tanto na direção. Se deu bem nos primeiros trabalhos como “Uma noite com o Rei do Rock” e “Esqueceram de Mim” (que tem o dedo do produtor Hughes) , mas foi se perdendo com a desnecessária sequência com o Macaulay Culkin, com o melosos “Uma Babá quase Perfeita” e “Lado à Lado” com os horrorosos “Nove Meses” e “Um Herói de Brinquedo” , além dos mediocres “Harry Potter” e “O Homem Bicentenário”.

Portanto boas idéias podem não render o suficiente em mãos erradas. Infelizmente o sucesso comercial de suas “aventuras” juvenís é que basta para que algum produtor o chame novamente para o comando de um novo trabalho. O melhor é mesmo ficar com a nostalgia e curtir sossegado numa tarde de chuva mais uma vez essa “noite de aventuras” e também se apaixonar por essa Babá, essa sim perfeita.


Original: Jornal Candeia - algum dia de 2004

Nenhum comentário: