Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Da série "Tosqueiras" que deveriamos esquecer mas não conseguimos : Comando para Matar

Este tem a fama daquilo que pior se fazia nos anos 80. Não sem razão, mas pelo menos o fato de ser pequeno à época me traz uma boa desculpa . Eu e muitos outros amigos curtiamos essa cópia descarada de Rambo e estrelada pelo aspirante a ator (até hoje) Arnold Schwarzenegger.

É daquele tipo de filme impossível de ser revisto hoje (pelo menos por aqueles que possuem um pouco de bom senso) , mas não há como deixar de esquecer dos absurdos que éramos expostos durante a busca do papai Arnold pela gostossíssima filha (atualmente, expliquemos bem) Alyssa Milano, raptada por terroristas que o querem forçar a tomar parte em uma missão. Coitado dos terroristas já que resolveram seqüestrar justamente a filha de um verdadeiro exércíto de um Homem só. A cena do avião é antológica, de tão absurda.

Era uma coisa de criança. Ninguém em sã consciência levaria um filme desses à sério. Era um época em que o cinema americano , devido ao sucesso de Rambo começou a apostar no exército de um homem só. Porém, se seu inspirador (e não tão menos ridículo) hoje entrou de vez para a Cultura pop, não ocorreu o mesmo com esse exemplar da história. Com Schwarzenegger porém a história é outra e nem vou perder tempo citando os sucessos (às vezes até justos) de sua carreira.

O tempo foi passando e até hoje se fazem comparações, de vez em quando a imprensa tenta vender um “novo Schwarzenegger” e tal. Mas sinceramente, precisamos de um novo Schwarzenegger ? Nem vou me dar ao trabalho de responder.

No comecinho da década de 90 (aquele período da história onde os 80 ainda não tinha acabado) Schwarzenegger tentou mostrar seu outro lado “mais sensível” e decidiu fazer comédias leves. Deu certo com “um tira no jardim da infância” (embora seja um filme mediocre) Mas afundou de vez com “Irmãos Gêmeos” (alguém deve ter achado interessante juntar ele com o comediante Danny DeVitto como irmãos). Depois resolveu investir de vez na Ação com Humor, que virou moda depois dos sucessos de “Duro de Matar” e “Máquina Mortífera”. Porém o que esperar de um ator em que o melhor papel seja o de um Andróide ?

E falando no Andróide, nada mais natural do que a volta ao papel de maior destaque de sua carreira. Só que o agora herói não quis mais fazer um vilão e fez com que ficasse agora do lado do bem. E surgiu então um dos maiores sucessos do cinema de aventura dos anos 90. Deixou de lado muitos dos conceitos originais da série mas investiu bem na ação e principalmente nos efeitos especiais que revolucionaram a indústria. São vistas cópias até hoje. Irônicamente até o terceiro exemplar da futurística série (feita mais de 10 anos depois) é um cópia descarada desse segundo filme. Se bem que se levarmos em conta de pelo menos se basear mais no conceito original da série (que foi esquecido no segundo) e esquecermos da mera cópia pode ser um produto mais bem acabado do que o tão famoso segundo, que aliás , se não fosse a revolução técnica da época já teria sido esquecido . E quem aguenta ouvir a já irritante “You could be Mine” berrada por Axl Rose ? (só um parentese: Enquanto ouver adolescente existira alguém ouvindo Guns).

Cansado das destruições em massa cinematográficas , Arnold resolveu dar um tempo e investir na destruição no campo real . O que começou como um piada há vários anos atrás se concretizou e ele deu seu primeiro passo na política e virou Governador da Califórnia. E se levarmos em conta os antecedentes americanos de eleger astros e a burrice reinante do povo em escolher seus líderes não tardará para que ele consiga seu melhor papel. Se bem que não temos muita moral também para falar nesse campo. Mas, bem , um fantoche a mais, outro à menos. Pelo menos esse tem carisma.

Ouvi dizer que ele fez uma rápida participação no remake de “A volta ao mundo em 80 dias” e em uma produção estrelada por aquele cara que a mídia tenta justamente vender como o “novo Schwarzenegger”, o, desculpe a redundância, The Rock (“a rocha” para os mais íntimos). Mas como ainda não passou na TV ainda não constatei o fato.

Nenhum comentário: