Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lobisomen

Com o remake de "Lobisomen" com Benicio Del Toro prestes a estrear (será que finalmente vão fazer outro filme decente do gênero ? bem tudo indica que sim...) resolvi resgatar um texto antigo sobre o tema.

LOBISOMENS

Infelizmente não me lembro qual o primeiro filme que assisti na vida. Deve ter sido algum dos trapalhões, penso eu. Mas a lembrança mais antiga que tenho de um filme é de um de lobisomem, quando eu tinha 6 anos. Embora eu não me lembre do nome e nem do enredo, gosto de pensar que foi “Um Grito de Horror” de Joe Dante, mas acho difícil que tenha passado na TV aqui no Brasil em 1981, ou no mais tardar 1982.


Eu me lembro que fiz um pequeno escândalo para pode assistir. Devia ser por volta das 10 da noite. Fiquei sozinho na sala , assistindo boa parte do filme, mas no melhor momento, quando finalmente mostrava o sujeito se transformando em Lobo, eu corri para o quarto de meus pais e me enfiei no meio deles, deixando a TV ligada na sala.


Passaram-se mais alguns anos e eu finalmente consegui assistir a um filme de Lobisomem. Era o ótimo “Um lobisomem americano em Londres”, que passou na TVS. As inúmeras reprises deste filme (juntamente com “Férias do barulho” com Johnny Depp) fizeram dele um filme injustiçado. A TVS abusava mesmo, chegando ao cúmulo de passar na “Sessão das 10” e já reprisar à meia-noite, para “aqueles que não chegaram em casa antes”.


O fato é que o filme é um cult absoluto e indiscutível, culpa da excelente maquiagem de Rick Baker e do íncrivel humor que pontua as cenas. Isso sem falar na melancolia estampada na película e na comovente cena de transformação (a melhor, ao lado de “Grito de Horror”). Dos tempos em que ainda sabiam fazer filmes de terror e não diretamente para adolescentes. Basta comparar (não, comparar é blasfêmia) com o pseudo-filme “Um lobisomem americano em París” (que de bom só a gracinha Julie Delpy).


Palmas para John Landis , que infelizmente nunca mais deu sinais de talento.


Nenhum comentário: