Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Salinger

Faleceu ontem o escritor J.D. Salinger , uma das maiores lendas literárias atuais, influência maxima em muitos filmes e musicas. Porém o mesmo sempre teve aversão a essas outras mídias e não aprovava adaptações a seu trabalho, ficando mesmo na citação. Os herdeiros por outro lado...só o tempo dirá.

Da mesma forma Salinger foi se distanciando cada vez mais do mundo. Não lança mais nada à décadas (quem sabe agora descobrimos algo novo) e vivia recluso. Se foi aos 91 anos de idade.

Salinger odiava a fama. Recusava entrevistas e não queria ao menos receber carta de fãs. Entrou na justiça alguas vezes contra biografias e pela ultima vez , contra uma "continuação" de seu "O Apanhador no Campo de Centeios", ano passado, com o personagem HoldenCaulfield aos 70 anos. Holden , que antes do Apanhador já tinha aparecido em um de seus contos.

Sua filha
Margaret Salinger , chegou a escrever um livro nesta década , "O Apanhador de Sonhos" onde descrevia sua relação com o pai como não muito , digamos, promissora, acusando-o de ser um homem desagradável e arrogante, entre outras acusações. A escritora Joyce Maynard, amante do escritor lançou também "Abandonada no Campo de Centeio" onde descreve sobre sua relação. Como pode se ver não bastavam pessoas querendo aparecer as custas do escritor. De qualquer forma são suas obras que ficarão. A vida pessoal só deve interessar a seus familiares. Deveria.

Outro personagem seu, Seynour Stein foi também letra de uma musica da banda escocêsa Belle and Sebastian. Salinger também está relacionado a musica por outro episódio , este polêmico. O assassino de John Lennon diz ter lido o livro que fez revelações profundas que o inspiraram a matar o ídolo.

Ainda vamos ver as repercussões de sua morte. Por enquanto um site conhecido de vendas pela internet já fez até um link para obras do escritor, em destaque na página principal. Mesmo não querendo, ele era Pop. E como dizia a Kleiderman em uma de suas musicas "Morte vende mais".

Por enquanto é só. Fiquem com a letra de "Seymour Stein"do Belle e Sebastian e uma pequena conversa que tive com um amigo hoje por MSN sobre o assunto.

Seymour Stein




Seymour Stein- I've been lonelySeymour Stein - eu tenho sido só
I caught a glimpse of someones face Eu peguei um vislumbre de alguma face
It was mine and I'd been crying Era a minha e eu tenho chorado


Half a world awayMetade de um mundo distante
Ticket for a plane Bilhete para um avião
Record company man Gravei o funcionário da companhia
I won't be coming to dinner Eu não virei jantar


My thoughts are far awayMeus pensamentos estão distantes
I'm working on that day Estou trabalhando este dia
North Country girl Garota de uma cidade no norte
1 think she's going to stay 1 Acreditei que ela iria permanecer


Promises of fame, promises of fortunePromessas de fama, Promessas de fortuna
LA to New York- San Francisco back to Boston LA para Nova Iorque São Francisco volto para Boston
Has he ever seen Dundee? Ele já viu Dundee?
Won't he hire a limousine? Ele não contratará uma limusine?
Seymour send her back to me Seymour da as costas pra mim






I heard dinner went wellEu o ouvi no jantar foi bom
You liked Chris's jacket Você gostou da jaqueta do Cris
He reminded you of Johnny Ele lembrou a você de Johnny
Before he went Electronic Antes dele ir aos Eletrônicos


Seymour Stein- sorry I missed youSeymour Stein - peço desculpas a você
Have a nice flight home Tenha um bom vôo para casa
It's a good day for flying É um bom dia para voar


MSN

Marcel diz:
Salinger faleceu.

luis gustavo diz:
o Eremita !
Marcel diz:

o depressivo

luis gustavo diz:
eu vi...
pena
mas fazia tempo que não escria mais...

quem sabe agora não sai um filme sobre o Apanhador....

Marcel diz:
há 4 décadas

luis gustavo diz:
ele sempre se recusava
agora herdeiros, vc sabe ....

Marcel diz:
um sueco tentou fazer a continuaçã o do livro sem sucesso

luis gustavo diz:
eu vi...mas não quis ler....
sei lá....continuação sem o autor....já basta as do cinema
Vc leu o apanhador ?

Marcel diz:
sim, realemtente

Marcel diz:
li pela metade

Marcel diz:
não acho nem um pouco inspirador para homicídios

Marcel diz:
descordo totalmetne disso

luis gustavo diz:
ah isso nem é...apenas o Chapman que interpretou do jeito dele que o John , sei lá , traiu aquele principio....
por ai

luis gustavo diz:
é um dos livros que melhor retratam aquela angustia da juventude....angustia aliada a arrogancia....

Marcel diz:
hummmm

luis gustavo diz:
de que sempre se está certo e que o mundo nao o compreende

Marcel diz:
não me aprofundei muito
deveria
mto bom
é fácil de ler
a leitura voa

luis gustavo diz:
e se vc ler a cada 5 anos vc vai ter uma intepretação diferente (ideia minha)

Marcel diz:
hummmm, pode ser
com mutios livros isso acontece
e com mutios filmes tb
não sei se consigo citar exemplos
mas, lembro de qdo eu escrevia, demorei anos e anos para ler algumas coisas que eu tinha escrito e pensei: "caramba, será que fui eu mesmo que escrevi isso? como pude?"

luis gustavo diz:
sim

Marcel diz:
consegue citar algum exemplo?
de livros lidos em épocas diferentes

luis gustavo diz:
não...até por que O Apanhador eu já li 3 vezes e pretendo ler mais...Foi um dos livros que mais me marcaram com 15 anos
Quem sabe Don Quixote ?
Mas acho que os classicos são assim mesmo.

Marcel diz:
sei, sim
talvez
dom casmurro...
mil e uma interpretações

luis gustavo diz:
O Apanhador tem uma linguagem simples e fala de temas banais...e consegue ser profundo em suas observações

Marcel diz:
hummmm

Nenhum comentário: