Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

domingo, 23 de maio de 2010

VIRADA CULTURAL BAURU

PUBLICA

A virada Cultural que aconteceu neste sábado em Bauru começou bem, com uma das maiores promessas do Rock Nacional, a Pública. A banda, formada por Pedro Metz (Guitarra e voz), Guri Assis Brasil (Guitarra lider e vocais), João Amaro (Pianos e vocais), Cachaça (Bateria) e Guilherme Almeida (Baixo)trouxe para os palco Bauruense, montado no parque Vitória Régia, excelentes composições, coisa cada vez mais rara no pop nacional, como "Quarto das Armas", "1996" (a proxima a ganhar um clipe), a lírica "Sessão da Tarde", "Lugar Qualquer", "Tuas Fotos" e os hits undergrounds "Long Plays" e "Casa Abandonada".
O show porém foi comprometido por uma inflamação na garganta do vocalista Pedro Metz, que aqui foi auxiliado por Guri em várias canções. Este apresentou um momento marcante assumindo a voz solo na bela "Sessão da Tarde" (Somos crianças e queremos o poder. Sem medo do Amanhã. Queremos ser como vocês que não temem o Amanhã).\
O show em consequencia foi mais curto que o normal, com menos de 1 hora de duração e ficou de fora canções essenciais como "Vozes" e "Bicicletas" que exigem vocais mais bem cuidados.
De qualquer forma foi um belo show, com bom som e instrumentais inspirados que protagonizaram momentos antologicos, nesta que foi a segunda apresentação da banda na cidade (a primeira em 2004).
O segundo disco da banda "Como num filme sem fim" pode ser baixado por completo no site da banda http://www.publicaoficial.com

TOM ZÉ
foto pre-show durante a "entrevista" com o musico

O grande nome da noite porém foi do Tom Zé, realizado no SESC. Simpático o musico antes da apresentação já iniciou um papo com o publico, recordando de um show realizado na cidade ainda na época da ditadura, onde contou um "causo" que ocorreu na delegacia de policia onde teve que apresentar as musicas do show para que pudessem ser liberadas para a apresentação. Tom ensaiou com um publico 2 divertidos versinhos sobre o delegado de Bauru e a censura, compostos para a ocasião e que iriam encerrar o show.
Minutos depois já estava no palco com sua banda , formada pelos excelentes musicos Jarbas Mariz, Lauro Léllis e seu filho Renato, Daniel Maia, Cristina Caneiro e Luanda, para apresentacão do show "O Pirulito da Ciência", uma obra totalmente conceitual, uma espécie de teatro musical e dialogo com a platéia. A já citada musica sobre Bauru trazia um carater memorável na apresentação, que trouxe grandes classicos como "Nave Maria", "Fliperama" , "heim", e canções mais recentes como a simpática "Companheiro Bush".
O show seguia com seu ritmo peculiar de dialogo com o publico, todo já planejado como a dinamica do espetáculo, porém uma intervenção para um anuncio de um show a ser relizado na cidade começou a pintar um clima de desconforto do musico, que reclamou que isso atrapalhava o andamento da apresentação.
O desconforto foi aumentando quando o musico pediu educamente para que todos fizessem silencio durante a apresentação da já classica "Brigitte Bardot" , mas devido ao grande numero de pessoas presentes não foi totalmente atendido. O musico mostrou mais sinais de desconforto diante de alguns assovios, perdeu o controle e gritou com o grupo usando palavrões e continuou com o show, apresentando em seguida "Meninas da USP e da GV" .Porém o mesmo grupo continuou provocando o musico, gritando e chamando a atenção do cantor no palco. Ele disse que já havia ouvido o chamado, pediu novamente para poder continuar o show e que novamente parasse os assobios, ameaçando "Se vocês quiserem eu vou embora agora e o cara do "fiu fiu" pode continuar o show" .


Talvez diante do tipo de "informalidade" (porem totalmente planejada) do espetáculo não foi totalmente atendido e houve o stress entre o musico e o pequeno grupo, que fez com que Tom Zé abandonasse o palco junto com a banda.
O clima de desconforto era geral e o publico atônito não sabia se era sério ou fazia parte do show. Porém, o tempo foi mostrando que era sério e logo formavam-se coros para que o musico voltasse ao palco.
Após alguns longos minutos o musico voltou ao palco com a banda, ignorou algumas vaias e desta vez calado apresentou uma ultima musica, deixando de tocar grandes sucessos como "Augusta, Angelica e Consolação" , "São Paulo meu amor" , "Defeito 3: Politicar" , e o hilário "Jingle do Disco".
Se a grande maioria saiu chateada de ter o show iterrompido, por outro lado tivemos uma grande momento "João Gilberto" deste que é um dos grandes artista vivos da nossa MPB que anda tão cambaleante e merecia maior respeito.
Em tempo, muitas pessoas que não estavam lá estão criticando o publico de Bauru, mas fique claro que foi um pequeno grupo ao lado do palco que confrontou o musico e as vaias ocorreram no calor do momento porque muitos não concordaram com o abandono do palco, ou seja, cabeças quentes em cima e na frente do palco.
Tirar aquelas pessoas em especial não teria ajudado muito.Primeiro que era dificil prever a atitude do Tom, mas se prestar atenção no video completo (e tenho o resto da apresentação onde ouvia se boa parte do publico conversando, o que é normal num publico daquele tamanho num ginásio) , já no começo de Brigitte Bardot ele para devido ao barulho em geral do ginasio que continuou durante a musica toda o que deixou o Tom Zé nervoso. O cara do fiu-fiu foi apenas um infeliz que teve toda a ira do musico canalizada para ele, e como ele ainda insistiu em contin, uar a situação estava fadada a aquele fim, devido ao gênio do musico (e ainda mais velho, cada vez mais impaciente, o que é normal do ser humano).

Durante boa parte do show o Tom Zé deu pequenos sinais de irritação, mas devido ao tipo de show, totalmente preparado mas dando uma imagem de descontração e cumplicidade com a plateia, pouca gente percebeu.

No mais, quem não se interessava pelo musico achou ridicula a atitude , os que gostavam dividiram sua frustação, uns apoiando outros achando um absurdo.
Eu, apesar de tudo, entendo os motivos (afinal Tom Zé é humano e de cabeça quente perdeu a mesma) e gostei de participar de um show que sem duvida entrará para a história da musica. Se fosse apenas o mesmo show do DVD, que podemos ver em outros locais não seria tão lembrado por todos, principalmente por aqueles que nem sabiam quem o musico era. Algo parecido por ter estado naquele show da Cassia Eller no Rock'n 'Rio , que a transformou em noticia porque tinha mostrado os peitos em rede nacional (algo que ela já fazia há tempos, mas sem a mesma repercussão).
Valeu Tom Zé, e como tive a oportunidade de conversar com o musico antes e depois do show, me sinto ainda mais honrado de ter participado disso tudo.

foto pós show

O video de "Brigitte Bardot" e "Meninas da USP e GV" comp[leto com toda a confusão você pode baixar aqui


WANDER WILDNER

Outro grande momento da Virada de Bauru foi o show do musico Wander Wildner, ex-vocalista da clássica banda punk Replicantes. O Local escolhido para essa apresentação foi o inusitado Teatro Municipal, onde a plateia assistiu sentada um verdadeiro show de rock, que contava nas guitarras com outra lenda viva do rock nacional, Jimi Joe, autor da clássica "Sandina", que o publico pode apreciar no show, que contou ainda com outros clássicos do rock como "Amigo Punk" (Graforreia Xilarmonica) e "Lugar do Caralho" (Jupiter Maçã).

Nenhum comentário: