Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

sábado, 24 de maio de 2008

Podercrer !

Podecrer ! é o 1972 de 2008.



Arthur Fontes (Mandrake , O Primeiro Pecado) bem que tentou. Podecrer ! é a historia de um grupo de jovens, no distante ano de 1981 e com todas aquelas aspirações que soam clichês nesse tipo de história. Temos também o rapaz gente boa apaixonado pela menininha idealista que é atormentada pela Patricinha , a "vagabunda" de bom coração, o rapaz pobre que tenta ser alguém na vida, a menina "do bem" que pega a "do mal" beijando o namoradinho em um momento chave ... e muito mais.
Isso tudo não seria problema, mas a paixão que se nota nas entrevistas do diretor não se concretizam na tela. O filme até tenta, mas soa frio e distante. Talvez culpa da filmagem digital, talvez a escolha das musicas incidentais, mas o fato é que não vemos uma sinceridade , a titulo de comparação, como no belo Houve uma vez dois Verões de Jorge Furtado. O filme aqui soa como uma espécie de Malhação com pitadas de Nostalgia.
E o que esperar de um filme onde o grupo das "excluidas" conta com figuras do naipe de uma Fernanda Paez Leme ?
Em determinado momento uma personagem fala que "moraismo já basta na escola". Ainda bem que o direotr levou ela a sério essas palavras , mas não foi dessa vez que o Brasil conseguiu fazer um bom filme adolescente. O filme acaba sendo como a minisserie "Queridos Amigos" , cheio de citações e reverências ao tempo que passou , mas vazio em sua essência.
E falando em Anos 80, lembrei daquela musica do Titãs , que falava mais ou menos assim: "O que é que não pode ser que não é !!"

Nenhum comentário: