Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Entrevista - NERVOSO

O apelido sempre causa estranheza. Mas André Nervoso, ex baterista do Acabou La Tequila e de passagem por boa parte da cena musical carioca , agora como frontman da Nervoso e Os Calmantes ao contrário do que o nome sugere não é assim tão nervoso... O apelido vem do tempo em que pegava ondas. Mas pensando bem , André é Nervoso sim, no ritmo e nas composições ácidas e ao mesmo tempo recheada de amor.

Já com uma coleção de musicas , mas que segundo o mesmo não funcionava na voz de outras pessoas , Nervoso saiu em carreira solo em 2003, após gravar o Cd do Matanza, com o seu EP "Personalidade", titulo bem apropriado. Mas foi de disbruição restrita.

Finalmente , em 2004, lançou o CD "Saudades de minhas lembranças" pela Midsummer Madness , uma coleção de ótimas canções Pop, como o Pop deveria ser. "Já desmanchei minha relação" já nasceu clássica. O Disco ainda trazia uma parceria com o colega Rodrigo Amarante (do Los Hermanos), que participa na faixa "Mais Justo". Outro bom momento é "O bom veneno".

Com maior distribuição Nacional, saiu pela revista Outra Coisa o cd de remix do mesmo álbum , agora intitulado "Lembranças de minhas saudades - Remix memoráveis". Nervoso entregou suas musicas nas mãos de vários musicos como De Leve, Flu, Edu K, Kassin entre outros. Não deixa de ser interessante, mas não é a melhor maneira de se conhecer o musico, que agora, junto com "Os Calmantes" está prestes a lançar seu mais novo trabalho. Algumas canções podem ser ouvidas em sites como a Trama Virtual. De cara , a bela "Canção do Vento" , parceria com Bernardo Vilhena, e que foram lançadas no EP "Enquanto o disco não vem" que está para ser baixado, junto cm a capa no site da midsummer madness. O EP trás uma impagável versão de "Máquina Voadora" (aquela mesma, do Ronnie Von)

Neste ano, junto com a banda Lafayette e Os tremendões, que reune além do tecladista da jovem guarda Lafayette, Erica Martins (ex Penelope, atual Telecats), Gabriel Thomas (autoramas), Renato Martins (Acabou La Tequila e Canastra), o baterista Marcelo Callado (Canastra), participaram da trilha sonora de "A grande Familia - o FIlme". É o vocal de Nervoso que aparece no filme.

Abaixo, uma entrevista que fiz com ele no fim de semana

1 - Você teve passagem por várias bandas Beach Lizards, Acabou La Tequila, 77 Idols, Autoramas e Matanza . Chegou a tocar com o Los hermanos em algum momento ? A boa resposta para a sua carreira como frontman te surpreendeu ?
R: O Barba estava com hepatite e eles (Los Hermanos) me chamaram para tocar bateria em meio a boemia da Rua Ceara, no Garage, pouco antes de lancarem o primeiro disco. Acho que foi a primeira vez que eles tocaram Anna Julia ao vivo.


2- Fale um pouco da sua carreira paralela com o Lafayette e os tremendões . Foi bom ter parcipado de um título tão comentado como o filme da "Grande Familia" ?
R:Qualquer envolvimento com cinema é sempre gratificante. Sou apaixonado pela setima arte, costumo produzir trilhas e estar num set de filmagens é um aprendizado e tanto.

3- O seu som tem uma boa referência com a Jovem Guarda e consequentemente foi bastante citado como o Frank Jorge do Rio. Você acompanha a carreira do cantor Gaucho e isso te envaidece de alguma forma, ou o contrário ?

O que dizem do meu som é uma conclusao alcancada com base no que se ouve no primeiro disco. O Frank é apenas uma das minhas referencias contemporaneas. Eu mesmo o citei como tal. Portanto é claro que é um motivo de orgulho, apesar de nao se tratar de um adjetivo que defina com precisao o meu trabalho artistico.

4- Seu primeiro disco solo saiu como Nervoso, assim como o disco de Remix. Agora você está dividindo os créditos com Os Calmantes. É uma forma de dividir certa responsabilidade , ou mesmo a falta de poder tocar em uma banda ?
Com exceção do nosso atual baterista Sergio Martin, a banda continua a mesma que gravou o primeiro disco. Mas, naquele periodo ainda nao pensavamos em definir o projeto como banda. Ate que pintou o Tavinho Paes com ideias malucas referentes a laboratorios quimicos, anti-depressivos nervosos e.. calmantes! Pronto! Por mais dificil que pareça, a ideia é se distanciar do Nervoso "pessoa" e se aproximar mais do Nervoso "personagem", que não funciona muito bem sem seus "calmantes".

5- Para quando podemos esperar um novo trabalho ? Dá para adiantar o que você espera desse novo álbum ?
Cara, esse disco é um grande disco. Pelo menos para gente. E para os caras do estudio SomaRio, que alem de tirarem um grande som, me ajudaram a produzir. Acredito que seja um trabalho bem mais abrangente, com mais ideias, mais referencias. Só me resta saber se ainda vao me chamar de Frank Jorge do Rio depois de escutarem.

6- Quais as suas influências , aquelas obvias e as não tão obvias assim no seu som e na maneira de compor ?
Roteiros cinematográficos sao extremamente uteis na hora de compor as letras. Assim como meus sonhos e cotidiano, que nao deixam de ser roteiros cinematograficos. Tenho escutado muita musica eletronica, trlhas sonoras, som brasileiro bom. Acho que um bom show é inspirador para compor tb. Ontem assisti os Moveis Coloniais no Canecao. Foi incrivel. Esses caras sao otimos personagens para minhas musicas. O encontro do Lanny Gordin com o Amarante tb foi inesquecivel, pois sou fã dos dois.

7- Existe alguma banda ou cantor que você acompanha a carreira e espera ansiosamente por um novo trabalho ? Você gosta de baixar musicas inéditas ou raridades desses artistas ?
Wilco, Air, Ennio Morricone, Danny Elfman e Squarepusher andam no topo. Certamente baixo muitas raridades, especialmente do Ennio, que fez muita coisa boa que nao chegou as lojas daqui, como a incrivel parceria com o Dario Argento

8- E no novo Rock, ainda existe alguma banda que te atrai ?
R: LCD Soundsystem, Rapture, Arcade Fire

9- É sabido que a carreira artistica , em qualquer lugar do mundo, mas principalmente no Brasil exige muita dedicação e vontade. Como começou seu envolvimento com a musica ? Você sempre trabalhou com isso ? Dá para se manter como tal ?
Comecou quando era crianca. morava num loteamento na Zona Oeste carioca e montava bandinhas com os amiguinhos, batucando em latas. Ja fiz um pouco de tudo nessa vida - fui barman, garcon, agente do IBGE, DJ, panfleteiro, redator, editor - mas meu envolvimento é mesmo com a musica. Agora consigo me manter compondo trilhas para tv e cinema. E volta e meia pinta uma merreca de direitos autorais.

10- A Orquestra Imperial (que está lançando seu primeiro disco "Carnavel só ano que vem") reune grandes estrelas da cena musical carioca, como Kassin, Amarante , o Berna , Nelson Jacobina . Você teve algum envolvimento com a Orquestra ?
Sao todos meus amigos. Tenho parcerias musicais com a Nina Becker, estou compondo uma musica com o Max, ja tive banda com o Kassin, Berna, Pedro Sa, Leo Monteiro e Bartolo (todos ja passaram pelo acabou la tequila), o Amarante ja gravou no meu disco.. O Stephane acabou de gravar percussao no mnosso novo disco... e por ai vai

11- Você irá tocar hoje a noite com o Arnaldo Brandão (Hanoi-Hanoi). Como se deu esse encontro ?
O Arnaldo me convidou para cantar Bom Veneno e Radio Bla. Foi divertido. Ele é um grande amigo e me ajudou na epoca em que eu gravei o EP Personalidade no estudio dele

12 - Você já trabalhou com o Amarante no primeiro disco, tem esse projeto como Os Tremendões , tem alguns artistas que você tem vontade de trabalhar ? Cite alguns
Ah.. varios, ne? Adoro parcerias. Falando dos brasileiros, queria fazer algo com os Mombojó, Frank Jorge, Caetano, Tom Ze, Rita Lee, Lucio Maia, Pupilo, Instituto, Flu e De Leve, entre outros

13- Você disponibilizou algumas musicas para download, como a belíssima "Canção do Vento". No Orkut, há alguns forum que trazem links de seu primeiro trabalho. Ao mesmo tempo que isso ajuda a divulgar o seu trabalho existe a questão delicada dos Direitos autorais. Isso te incomoda , ou você acredita que mais ajuda do que atrapalha, uma vez que mais gente pode conhecer o seu som ?
Nao vou ganhar mais ou menos direitos se minha musica tocar na casa do sujeito que fez um download. E ela nao vai deixar de tocar na radio ou tv ou palcos poor conta disso. Nao da para recuperar o dinheiro investido vendendo menos do que dez mil copias. É mais negocio fazer com que as pessoas cantem nossas musicas nos shows, que sao nosso verdadeiro sustento no fim das contas

14- Tem algum recado que você queira dar , algo que gostaria de comentar e não teve chance ? Deixe um recado final para seus fãs.

Integridade, fé e perseverança. Viva a essencia interior!

Nenhum comentário: