Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

sábado, 16 de junho de 2007

Entrevista : DIEGO MEDINA

Diego Medina é Musico, ILustrador e porque não , um agitador cultural. Figura preente na cena musical Porto-ALegrense, chegou a ensaiar a fama como vocalista da banda VideoHits , que teve uma pequena repercursão nacional (Gravando até com lendas como Gerson King Combo e com ROnnie Von , na regravação de "SIlvia 20 horas domingo").

Seu debut musical se deu em Porto Alegre com a grande vinculação da impagável "Epilético" , sob a acunha de Doiseu Mimdoisema (uma brincadeira com o próprio nome : Di = Dois / Ego = Eu / Me = Mim / Di = Dois / Na = Em + A = Ema ... muita loucura ? NÂo pra quem conhece o Diego). O fato é que a fita gravada precariamente em sua casa acabou sendo um sucesso e ´bem vinculada em uma rádio local, chamando a atenção de muita gente. Chegou até Miranda (aquele mesmo, agora famoso com o programa Ídolos, mas já figura lendária no meio) que na época comandava o selo Banguela dos TITÃS , mas o disco nunca saiu.

Diego continuou seguindo carreira na musica, montou o já citado VideoHIts, e com a Internet começou uma grande produção musical (incluindo uma saga em Torres - RS), sempre travestido em diversos personagens. Sua carreira de Ilustrador também é muito elogiada, com trabalhos publicados em diversars publicações (Como a MTV, VEja, folha de São PAulo)


Isso sem falar da fase Garoto de Propaganda. Além do impagável "CHOCOLATE" no comercial da TWIX, também está como figurante no comercial da cerveja Polar e em breve numa nova campanha.

PAra conhecer mais esse trabalho, acessem o seu site (http://www.diegomedina.com)
e tentem decifrar um pouco esse enigma que é o Diego em uma entrevista exclusiva

1- Como se deu o encontro com o Gruff , do Super Furry Animals ? Aquela sua
cara , enquanto ele está escrevendo é impagável
.

Eu fui apresentado ao Gruff há mais ou menos 3 anos atrás pelo Kassin, produtor musical carioca. O SFA tava no Rio mixando o disco Love Kraft e eu estava passando uma semana na cidade. Encontrei com o Gruff em 3 dias diferentes por lá e cheguei a bater alguns papos com o cara. É uma amor de pessoa, muito querido, sossegado,
sem estrelismo algum.
Aí agora há pouco em 2007 ele me mandou um email avisando que iria vir para o Brasil para tocar em SP e gravar um documentário sobre comunidades galesas vivendo na América Latina. E também me contou que viria para o Rio Grande do Sul para fazer parte do documentário e passaria por Porto Alegre. Queria me encontrar. Ficamos
conversando por email durante umas 2 semanas e marquei com ele uma visita aqui em casa pra gravar alguns vocais pro meu disco novo. Gruff topou numa boa.
Na quarta, dia 6 de junho de 2007, tava o cara aqui em casa, junto do cameraman oficial do SFA e mais 2 brasileiros. Jantamos juntos, conversamos e depois ele botou lindos vocais no meu disco, gravando aqui na minha sala sem problema algum. Fez uma letra em galês falando sobre uma criatura que habita a floresta e gosta de assustar as pessoas.
Acompanho o SFA há quase 10 anos e ter o cara aqui na minha casa compondo e gravando sem frescura alguma foi um sonho virando realidade.


2- Você teve um certo sucesso local com a musica "Epilético", qdo se denominava Doiseu Mimdoisema. Ainda me lembro de quando recebi a fita cassete com seu primeiro disco, gravado precariamente, mas mesmo assim (ou quem sabe por isso mesmo) com uma grande criatividade. Era para ser mesmo apenas um K7 para um amigo que acabou se tornado o que se tornou, com a ajuda do Miranda , ou isso é só uma lenda ?
Não é lenda não. Foi isso mesmo. Gravei a fita para dar de presente pra um amigo meu, tirei mais algumas cópias pra vender numa locadora de CD e uma dessas cópias acabou sendo comprada por um DJ de uma rádio local. A música virou hit na rogramação da rádio e depois o troço foi crescendo, crescendo, crescendo até chegar no Miranda. A Doiseu virou um quarteto e assinamos contrato com a Banguela Records (selo que lançou Raimundos e Mundo Livre S.A.), mas o disco nunca foi gravado. Ficou por isso mesmo. A Doiseu durou de 1994 a 1996, uma vida curta mas muito divertida. É a tosqueira que abriu as portas do mercado musical pra mim e por ela sou muito grato.

3- Qtos títulos teve o Doiseu Mindoisema ? Ainda pode ser encomendado na Medina Records ?

A Doiseu lançou 5 fitas demo. Tenho todas em 2 CD-Rs. Quem sabe um dia não saia oficialmente em CD... Aceito
convites com o maior prazer.


4- Embora muitas pessoas não liguem muito o nome a pessoa , com certeza já viram ilustrações suas em revistas como a MTV, programas de Televisão, na Folha de São Paulo. Atualmente você está com uma exposição na Mundo Arte Global . Fale um pouco disso ?
Meu lado ilustrador profissional começou pra valer trabalhando pra Folha de SP. Depois de um concurso que o jornal abriu no final de 1999(?), fui chamado pra entrar pra equipe de arte dele. Trabalhei como ilustrador diário da Folha por 3 anos. A partir daí minha carreira como ilustrador seguiu adiante, trabalhando para várias
revistas e outros meios nacionais e internacionais até hoje.
A minha primeira exposição foi muito legal, fiquei surpreso com a receptividade do pessoal tanto da galeria quanto os que foram ver. Ela já encerrou, mas dá pra ver algumas fotos no site.


5- Musico , Ilustrador, fã, Compositor, Escritor, Videomaker ... Quem é Diego Medina ?
É tudo isso, menos escritor e videomaker. De videomaker eu até tenho um pouco... No segundo grau do colégio,adorava fazer vídeos caseiros com historinhas. E ultimamente anda batendo uma saudade de fazer esses vídeos,mas me falta tempo pra colocar mais essa tarefa no meio de tudo. Ah! Faltou também o garoto propaganda de
cerveja gaúcha, hahahahaa!
Diego Medina é um cara que odeia depender dos outros e gosta de fazer as coisas do seu próprio jeito, por isso acaba se metendo em tanta coisa.

6- No começo dos Anos 00 você consegiu atingir um público mais amplo com o Video Hits, tocou no Bem Brasil, teve distribuição pela Abril . Por que o Video Hits não deu certo ?
Talvez porque a gravadora não investiu em promoção o suficiente para a banda.
Talvez porque os integrantes ainda não tinham uma mentalidade necessária pra encarar o grande mercado musical.Talvez porque não era a hora.
Talvez porque o mercado pop chiclé não seja pra mim mesmo.

7- E o Medina Bros Orteskra seu projeto folk em Inglês . Foram somente dois discos ou vem mais por ai ?
Por enquanto 2 discos. Só Deus sabe se vai ter mais. Talvez quando bater a vontade de gravar de novo em inglês eu não lance outro MBO. Agora eu quero me dedicar ao disco novo (sem falar que tenho um disco inédito com 14 faixas prontinho que não foi lançado ainda. Iria sair por um selo carioca, mas não rolou. Vai na linha de
gravação do Senador Medinha, mas sem história. Quem sabe um dia sai?

8- Você está com um novo disco saindo. O que pode adiantar para nós ?
É o segundo disco do Senador Medinha, também com historinha e trocentas faixas - tô prevendo 25 até agora. Mas várias coisas diferem este segundo do primeiro:
- a composição, produção e gravação das músicas não foram feitas comigo sozinho, mas junto com uma amigona minha, a Desirée. Ela é violinista dos Massa e vocalista da Monodia. Tudo começou no final de 2006, quando Os Massa tavam reunindo repertório pra gravar um terceiro disco "oficial". Começaríamos a gravar em janeiro de
2007, mas o pessoal do grupo não tava muito pilhado pra levar adiante o troço. No final das contas, os únicos doidos pra gravar eram eu e a Desirée. Decidimos então fazer um outro disco por nossa conta e acabou saindo isto;
- tem várias participações especiais: Thomas Dreher, Os Massa, Roberto Panarotto (Repolho), Bubu (baixista Los Hermanos), Gruff, Kassin, Flu e por aí vai. Desculpa se me esqueci de alguém, mas é que realmente tem muita gente participando neste disco;
- a história quase não tem narração (algumas aparecem em certas horas) e vai tratar sobre zumbis e humanos. É meio que uma crítica social bizarra camuflada de ópera rock

9- Mudando um pouco de foco, agora para o Cinema, você me disse que curte Jodorowsky. E falando nele, uma pena que o projeto de "Duna" acabou caindo nas mãos de David Lynch na época. Ele também está tentando produzir uma continuação de seu cult "El topo". Do que mais você gosta nessa linha de Cinema ?
Adoro Jodorowsky. O cara estrapola demais nos filmes, arrebenta com trocentos tabus, usa e abusa de arquétipos, mete psicodelia no meio, trabalha super bem com cores / fotografia e por aí vai. Meus 2 filmes preferidos dele são Holy Mountain e El Topo, duas overdoses visuais maravilhosas. Toda a minha turma de amigos, incluindo minha
mulher, não aguentam ver Jodorowsky. Acham cabeça demais. Eu acho que é cabeça sim, mas é um "cabecismo" demente que pode inclusive entreter. Comprei agora há pouco esta caixa .Bah, só alegria!

Não sabia dessa continuação do El Topo. E acredito que Duna seria um filme maravilhoso se o homem tivesse levado adiante.
Dessa turma de cinema eu curto uma série de coisas. Adoro esse pessoal que segue por uma linha mais absurda, surrealista, sem medo de experimentar coisas novas ou "proibidas". É claro que nem todos conseguem produzir filmes legais. Alguns acabam lançando mediocridades querendo se fantasiar de arte, ou então filmes com
linguagem extremamente hermética que enche muito o saco de ver.

10- Foi lançado aqui no Brasil finalmente o curta "Velvet Underground" do Andy Warhol e dê quebra vem junto "Vynil", a primeira versão de "Laranja Mecânica" dirigido pelo mesmo Warhol nos anos 60. Você já assistiu ? Andy Warhol ou o Velvet é uma referência para você ?
A estética mais trash do Warhol me atrai em alguns aspectos, mas só em alguns. E Velvet Underground (a banda, é isso?) tem belos discos, mas não considero ser uma grande influência pra mim. Respeito os 2, mas não adoro de paixão.


11 - Você comentou comigo que está de olho no Cinema Oriental. Depois da onda de remakes americanos e até uma grande distribuição dos originais por aqui, a onda agora, com o sucesso dos "Infiltrados" são os policiais. Parece que logo virão os versões de "Assassino em SIlêncio" dos irmãos Pang (Mais famosos pelos filmes de terror , como "The Eye") , com Nicolas Cage, "Confession of Pain" novamente com o DiCaprio, também a possível sequência dos "infiltrados", entre outros.
As locadoras também trazem bons títulos , desconhecidos do grande público como "Conflito Mortal" (As Tears go By) , "Profissionais do Crime" (Fulltime Killer), "Memórias de um Assassino" (Memories of Murder) do diretor de "The Host" , outro filme de terror que deve ter versão americana. O que você recomenda de filmes orientais ? Que estilos
?

Recomendo grande parte dos filmes do gênio Takashi Miike (Ichi The Killer (o melhor do Miike na minha opinião),Imprint, Izo, Gozu, Audition, Visitor Q (AMO ESSE FILME)).
Outros títulos japoneses que gosto muito: Taste of Tea, Survive Style 5+, Funky Forest, Yaji and Kita - The Midnight Pilgrims, Jigoku (a primeira versão), Uzumaki, 964 Pinocchio, Battle Royale (o primeiro), Kichiku dai Enkai (esse da metade em diante é uma sangueira desgraçada), Marebito, Nine Souls, Sympathy for Lady Vengeance
(tipo um Oldboy feminino) (N.E. Alias , do mesmo diretor,Park Chan-wook e que fecha a trilogia sobre vingança , iniciada com Sympathy For Mr. Vengeance e seguida por Oldboy)

12- Você assistiu o tão falado filme coreano de monstros, "O Hospedeiro" ?
Não vi, mas me falaram super bem.


13- Em que momento de sua vida você decidiu que iria ser músico ?
Quando me dei conta que... poderia fazer música e que era uma atividade bem divertida.
Ganhei minha primeira guitarra aos 10 anos. Eu adorava Kiss e queria tocar baixo como o Gene Simmons. Aí um tio meu que é músico me disse que primeiro eu teria que aprender violão ou guitarra antes de pegar no baixo. E assim foi...


14- Quais são suas influêndias, as obvias e as não tão óbvias assim ?
Psicodelia, a segunda metade dos anos 60, orientais, experimentais, gente de bom coração e sem frescuras.

15- Que som você tem ouvido atualmente, nacional e internacional que te agrada e faz acreditar no futuro .
Nacional eu tenho ouvido Do Amor (uma banda nova feita pelos remanescentes da Carne de Segunda - www.myspace.com/doamor ) e o disco do Kassin + 2 - Futurismo.
Internacional:
- The Aliens - Astronomy For Dogs
- Bryan Scary - The Shredding Tears
- Caribou - Andorra
- Welcome - Sirs
- The Bees - Octopus
- Tomahawk - Anonymous
- Michaelangelo - One Voice Many
- a rádio WFMU (www.wfmu.org)

16- E pra finalizar, fale a vontade sobre algo que você deseja, mais não teve a oportunidade de responder .
Ah sei lá... Tô muito animado com o meu disco novo. Não vejo a hora de finalizar esse álbum e mostrar pra todo mundo. Acho que vai dar o que falar, seja gente falando bem ou falando mal. Vai ser um caso de amar ou odiar completamente porque acredito que seja um disco que não vai passar desapercebido, modéstia à parte. E realmente queria lançá-lo em CD desta vez. Acho que ele merece sair com encarte bonitão com as letras, etc. Se não rolar algum convite, eu talvez banque os gastos com CD. É um troço que tô levando muita fé.

Nenhum comentário: