Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

sábado, 23 de outubro de 2010

The Walking Dead




Finalmente chegou a adaptação para a telinha da HQ "The Walking Dead" de Robert Kirkman. A HQ ou Graphic Novel (como gostam os xiitas) está atualmente no número 70 e devido ao sucesso (cult, diga-se de passagem) e os ultimos sucessos em adaptações independentes era claro que a história sobre a busca do polícial Rick, sua familia e um grupo de pessoas pela sobrevivência em um mundo infectado de Zumbis não iria tardar para ganhar uma adaptação. A boa notícia é que não veio em forma de filme e sim de série, pelo canal AMC, o mesmo das ótimas Mad Men e Breaking Bad.

A HQ, bem violenta por sinal, começa assim como a série, cheia de clichês sobre os Mortos Vivos, mas quem acompanha a mesma e acredito ser o mesmo caminho a ser seguido pela série o importante são as relações entre os personagens e seus conflitos existênciais. A escolha de Frank Darabont como diretor do primeiro episódio(Um sonho de Liberdade, A Espera de um Milagre, O Nevoeiro, todos os três adaptações de livro de Stephen King) já é um indício disto. Mesmo assim, não deixa de ser incomodo a sensação de Deja vu inicial, principalmente o começo, chupado de "Extermínio" de Danny Boyle (culpa da HQ e não da série).

A primeira temporada terá somente 6 capitulos, mas a segunda já está garantida. O primeiro capitulo foi basicamente a apresentação de alguns personagens, indo um pouco além do primeiro número mas já alterando alguns pontos, e se adiantando em alguns pontos para que caiba melhor nos poucos capitulos da temporada. Alguns fãs da HQ (caras que sabem até detalhes irrelevantes da série mas que não costumam entender muito de cinema/TV) vão chiar com as modificações, mas são totalmente necessarias para um adaptação e também não faz sentido algum apenas filmar a HQ (Sin City se saiu bem nesse quesito, mas a proposta lá era outra). A cena da sala fechada do hospital ficou cinematograficamente bem melhor do que seria se fizessem como nos quadrinhos.

Claro que assim como todo filme de ficção, em Walking Dead é necessário boa parte de tolerância com relação a muitas coisas no roteiro, existem muita enrolação, e embora 78 edições pareça muito, o roteiro deve condensar bem essas histórias, sob o risco de enrolar. Tem edição que demora uns 3 meses para sair e você chega o absurdo de ler em menos de 5 minutos.

Há respeito das personagens existem algumas bem interessantes, muitos que vão surgindo durante o caminho, alguns forçados como Michonne (que deve aparecer ainda nessa temporada, ao menos no final, apesar de não estar listada no elenco). Michonne porém deve ser a mais popular para muitos leitores da HQ (não tenho muito saco de ficar lendo foruns e não tenho contato com leitores da série).

Dificil comentar sobre a série, para não soltar muitos detalhes sobre elas, mas acredito que, pelo ritmo desse primeiro episódio, a temporada deve acabar no comeco do arco da prisão (que demora até para aparecer na série). Mas ainda não dá para ter certeza do ritmo que ela vai tomar, os cortes e adaptações. Um exemplo é a respeito da relação de Rick com o amigo Shane que já no primeiro episódio dá pistas de onde vai chegar, o que na HQ chegou a se fazer um pouco de suspense, embora obvio, por algumas edições. Por outro lado, as séries da AMC costumam ser, assim como a HBO, de apenas 13 episódios, aos contrário dos mais de 20 das demais canais.

O certo é que os Zumbis, que já foram renegados ao underground do terror, estão no gosto popular já há um bom tempo, depois da repercussão do já citado "Exterminio" de Danny Boyle (Trainspotting, Quem quer ser um Milionário), da boa aceitação do remake de "Madrugada dos Mortos" dirigida pelo então estreante Zack Snyder ("Watchmen", "300" e possivelmente da continuação "Xerxes" e o novo Superman) e de outros filmes menores a explorar a temática, até mesmo no campo da comédia com o inglês "Shaum of the Dead" e o canadense "Fido". Ambos ótimos exemplos, diga-se de passagem.

Se você não conhece a série e se interessa por HQ pode baixar todas as ediçoes aqui e se você já viu o primeiro episódio deve estar esperando ansiosamente pelo segundo. De qualquer forma é melhor chamar o entregador de pizzas. Ele pode ajudar.

Nenhum comentário: