Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Brasil de Todos Nós



Sylvester Stallone causou comoção na "Inteligência" twitteira ao fazer declarações sobre o Brasil durante a Comic-Con 2010, o maior festival Nerd do mundo. Stalone fez algumas piadas sobre o Brasil ser um país de extremos e que só pode filmar seu novo trabalho do jeito que queria por aqui. "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado".

Exageros a parte da piada, o certo é que Stallone disse uma grande verdade. Me lembro de quando estava no colegial e tinha intercambio entre estudantes era incrivel a "puxasaquice" qdo vinha um americano por aqui. Fico imaginando o mesmo quando aparece um astro internacional.

Uma outra verdade que ele disse foi a respeito do Bope: "os policiais brasileiros usam camisetas com o desenho de uma caveira, duas armas e uma faca cravada no centro. já imaginou se a policia de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar". É aquela velha questão da função da policia. Infelizmente no País tem-se uma visão da polícia como repressão e não como segurança. E no Rio isso é uma realidade, e a publicidade em torno da mesma não desmente.

O Capitão Nascimento de Tropa de Elite foi um dos grandes anti-herois que o Cinema já produziu. Ironicamente, ele é considerado mais um heroi do que vilão pela grande parcela da população.

Falta civilidade e educação para o povo. E quando falo povo, não estou me referindo tão somente aos excluidos sociais ou o povo sofrido do Nordeste (segundo a candidata Dilma, aquele pais vizinho que faz fronteira com o Brasil). O Brasil possui uma parcela enorme de analfabetos funcionais, gente que aprendeu a ler e a escrever mas que não sabem interpretar um texto. E o pior, nossas faculdades estão cheias de gente assim. Basta dar uma olhada em redes sociais para ver também como os jovens "estudantes" cometem atrocidades com a lingua. As vezes, claro, é devido a erros de digitação devido a rapidez, mas uma olhada mais atenda dá para ver que na maioria é erro mesmo.

Me lembro de quando estudava, nos distantes anos 90 e se lá a coisa já estava perdida, imagino agora. Uma vez prestei um concurso e a prova de português estava ridiculamente fácil, quase nada de gramática, apenas simples análises de texto e perguntas obvias. Pensei que todos iriam gabaritar no quesito, mas incrivelmente muita gente saiu reclamando da dificuldade. Se a pergunta for "qual a cor do carro" e o texto for "O carro é vermelho." pelo menos 95% acertariam. Agora coloque o mesmo texto, sem mudar uma palavra no meio de um maior, com mais palavras, e pode ter certeza que menos de 50% ira acertar. E isso é fato.

Você ver um coitado que trabalha o dia inteiro ouvindo algo do tipo "Rebolation" no carro é até compreensivo, mas um colegial ou mesmo um cara prestando uma faculdade e ouvindo isso é de uma falta de cultura e de estudo assustadora. E o Brasil está cheio de pessoas assim. E são essas mesmas pessoas que elegem os governantes, não os coitados sem acesso a educação nas favelas e nas partes pobres do País, como muitos gostam de alardear.

Voltando ao assunto principal é incrivel como o brasileiro só se torna patriota quando vem um gringo falar mal ou mesmo em Copa do Mundo. E o pior é que é o tipo de pariotismo cego e burro. A Copa acabou, o Silvester já se foi (acabou pedindo desculpas, infelzmente) e seria ótimo que o brasileiro tivesse toda essa raça dos ignorantes que ficam ofendidos com pouca coisa, como no episódio dos Simpsons, que estão há mais de 20 anos ironizando os proprios americanos, mas quando vem fazer piada com o Brasil, aí não pode.

A ironia é é a arte de dizer uma coisa dizendo o contrario do que se deseja,e o problema é que ela exige um expectador inteligente ou mesmo de raciocinio rápido. Stallone, mais uma vez, só foi sincero do que se pensa e exagerou na sua piada (ou alguém realmente levou a sério quando ele diz que aqui pode explodir ou matar a vontade , por isso é que ele veio filmar aqui ? Bem, claro, houve muitos que levaram...).

Uma pena também que alqueles que realmente deveriam ler isso nunca terão a capacidade de ler tanto (talvez por isso coloquei essa conclusão no final, sempre tem quem consegue só ler o começo e o fim dos textos).
Bem, vou terminando por aqui que tenho que levar meu macaco pra passear. Até !

Um comentário:

Fabiane disse...

é verdade, o capitão nascimento acabou virando um herói, um cara que não passa segurança, apenas violência. Eu ri quando tu disse que alguns brasileiros não sacaram a ironia do silvester "vou fazer filme lá pq lá posso matar todo mundo" hahahha. Muito bom teu blog. Parabéns