Poucas coisas são tão literais quanto Jason Vive, sexto capítulo da franquia Sexta-Feira 13. O título já entrega o plot inteiro, e sem firulas: Jason morreu, mas — surpresa! — ele vive. E não vive pouco. Vive pra caramba.
Depois do fracasso (anunciado) de tentar seguir a franquia sem seu mascote assassino, os produtores fizeram o que Hollywood sempre faz quando não sabe o que fazer: desenterraram o morto. Literalmente. Um raio acidental, um cemitério convenientemente molhado, um timing perfeito e voilà! — Jason está de volta com poderes que fariam inveja ao Frankenstein e ao zumbi mais bombado de The Walking Dead.
Mas a surpresa maior talvez seja outra: Jason Vive é bom. Bom mesmo. Para muitos, o melhor da série. Quem diria que o ponto alto de uma saga que começou como cópia de Halloween surgiria justo quando ela para de fingir ser séria e abraça o absurdo de vez? Aqui, Jason deixa de ser aquele matador meio esquisito e vira um tanque de guerra sobrenatural, indestrutível e sem qualquer traço de humanidade. Finalmente, a máscara agora esconde o completo vácuo emocional. É uma evolução, se pensarmos bem.
O roteiro? Bem escrito. Sim, você leu certo. Dentro da régua (baixa) da franquia, claro. Os diálogos são mais afiados, as referências ao terror clássico pululam (como a oficina Boris Karloff, que não conserta monstros, mas poderia), e até piadas funcionam — sem causar vergonha alheia. Isso tudo somado a um ritmo certeiro que não perde tempo com profundidade psicológica. Afinal, ninguém está aqui esperando o Cidadão Kane das machetes.
Há também a introdução de crianças reais no acampamento. Sim, depois de cinco filmes ambientados em um local supostamente infantil, finalmente temos... crianças. E elas não só existem como funcionam dramaticamente, gerando tensão real — ou pelo menos aquela preocupação leve de que o roteirista possa ousar mais do que devia. (Spoiler: ele não ousa tanto assim.)
E, convenhamos, o elenco é quase funcional. Menos canastrão que o de costume, com personagens que até têm nomes e falas com mais de uma linha.
Claro, nem tudo é glória no acampamento. A fotografia ainda tem aquela vibe "acendemos a lanterna no mato e esperamos o melhor". Algumas mortes são censuradas, outras são tão exageradas que parece que Jason está em treinamento para o WWE. E, como sempre, temos os adolescentes genéricos tomando decisões tão idiotas que é difícil não torcer pelo vilão.
Mas, no fim das contas, é isso que torna Jason Vive especial. Ele aceita que está num filme B e resolve ser o melhor filme B possível. Não quer ensinar nada, não quer emocionar, não quer discutir moralidade. Quer apenas nos dar o prazer sádico e divertido de ver Jason metendo uma estaca de cerca em alguém, enquanto a trilha sonora faz sua parte.
E faz bem.
Se a série fosse um acampamento, Jason Lives seria aquele monitor que finalmente aparece sóbrio e com um plano — ainda que o plano envolva ressuscitar um psicopata com um raio.
Vamos ao que realmente importa: Jason Lives entrega mortes criativas e bem dosadas. Temos decapitações duplas, empalamentos, cabeças esmagadas e corpos partidos ao meio com a eficiência de um trator agrícola. Tudo com a inventividade que a série devia há tempos.
E sim, temos nudez — porque é Sexta-Feira 13, não um documentário da BBC. A tradicional cena do casal transando no meio do nada está presente, com direito a trilha sonora sensual e punição sangrenta logo em seguida. O velho mantra continua: fez sexo, morreu. E quem assiste já espera por isso com um sorrisinho cúmplice no canto da boca.
Esqueça qualquer moralismo. Aqui, a regra é clara: o que sustenta essa franquia desde os anos 80 são facadas, mamilos e adolescentes fazendo escolhas questionáveis no escuro. E nisso, Jason Lives acerta o alvo melhor do que qualquer um
JASON VIVE
E A SÉRIE AINDA SOBREVIVE
O Filme começa com Tommy (agora interpretado por Thom Matthews, de A Volta dos Mortos Vivos 1 e 2) com seu amigo de Instituto Allen Hawes (Ron Palilo, de A Febre dos Patins), indo até o Cemitério onde Jason está enterrado (O Xerife do filme anterior tinha razão, ele não foi cremado)
Chegando lá , Hawes , que pode ser louco mas ao menos sensato, adverte Tommy de que podem ter seus privilégios no Instituto negados se eles ficarem sabendo, mas Tommy está possesso, ele leva a mascara de Jason para jogar dentro do túmulo e tem a intenção de cremar o corpo ele mesmo.
Mas ele tem um ataque quando vê o corpo, que mesmo depois de mais de 5 anos (se o filme se passa logo após ele se recuperar do final da parte V tem pelo menos 5 anos da morte de Jason, mas pode se passar alguns anos depois), então pega a grade que cerca o cemitério e começa a bater no peito de Jason, como se estivesse no final do Capitulo 4
Porem, no exato momento em que Tommy iria botar fogo no que resta de Jason, eis que um raio atinge a lança de aço cravada no coração do Maníaco e como um Frankenstein, o Ressuscita
Tommy não percebendo que Jason está Vivo, arranca a lança de seu peito e quando se preparava para jogar gasolina, Jason levanta e o joga longe.
0:08:10 MORTE
Allen Hawes acerta Jason com uma pá e isso nem faz cócegas nele, que se
vira e fura o peito de Hawes com a mão, arrancando-lhe o Coração
Tommy por sua vez pica a mula
Após os créditos, James Bon... quer dizer, Tommy vai pedir ajuda na delegacia mas o Xerife Mike Garris (David Kagen), além de
não acreditar, ainda prende Tommy para envia-lo de volta ao Instituto![]()
Ficamos sabendo que Crystal Lake mudou de nome para Forest Green para que ninguém os associe ao Jason. Mas não se preocupem com isso que no proximo capitulo volta a ser Crystal Lake.
Enquanto isso Lizbet (Nancy McLoughlin de Ás vezes eles voltam) e Dareen (Tony Goldwin de Ghost estreando no Cinema) estão chegando em Crys... Forest Green quando dão de cara com Jason
Jason muito que maldosamente, fura o pneu do Fusca,
irritando Darren e deixando Lizbeth preocupada com a arma que Darren
tem no porta luvas
Jason acaba quebrando mais um pouco o Fusca (Será que ele viu Alí fazendo o mesmo no filme 3 ?). Ainda bem que as peças não são das mais caras e parece que o casal teria condições de bancar o conserto. Se bem que à época devia ter seguro para Fusca. E se bem que eles não iriam ter que se preocupar com isso.
1:14:23 MORTE
Darren tenta dar um tiro mas Jason nem sente cócegas, empalando-o e o arremessando longe
Lizbeth tenta comprar Jason mas ele é incorruptível e realmente não
pratica a velha politica, segurando a cabeça da moça numa poça d’água
até que ela se afogue (!)
Megan Garris (Jennifer Cooke de V a Batalha Final) a filha do xerife Mike Garris chega a delegacia com os
amigos Cort Andrews (o único homem,Tom Fridley de Karatê Kid), Sissy Bake (a negra Renée Jones da abertura de Disneylandia),Paula Mott
(a de lacinho no cabelo, Kerry Noonan de Taxi, aquele do Andy Kaufman) que é irmã da Lizbeth Morr, que acabou de ser
afogada mas ninguém sabe.
Eles estão preocupados pois eles são os responsáveis pelo novo acampamento e não chegaram ainda.
Tommy alerta-os sobre Jason mas o xerife não é o do filme anterior e não acredita em fantasias
Já os jovens não são os mesmos da parte 3 e ao menos ouviram falar de Jason
Enquanto isso, nas proximidades do Acampamento, Jason observa um grupo de jogadores de Paintball formado por Roy (Whitney Rydbeck, também da abertura de Disneylandia e Rocky II) , Burt (Wallace Merk de Tomates Verdes Fritos), Stan (Matthew Faison de Pesadelo 6 e outro da série Taxi do Andy Kaufman), Larry (Alan Brumenfeld de Jogos de Guerra) e Katie (Ann Ryerson de Minority Report), porque todo filme que se preze na época tem que ter um grupo de yuppies
0:22:20 MORTE
Burt esta sozinho, zangado por ter sido morto justamente por Katie
no jogo quando Jason que avante ao seu tempo já odiava machismo, pega o
canalha e o arremessa numa arvore.
No fim Jason percebe ter ficado com um souvenir sem querer
0:14:15 MORTE TRIPLA
Pela primeira vez Jason faz com 3 ao mesmo tempo, degolando katie,
Stan e Larry com um facão, enquando Roy ao fundo, pronto para “matar”
Katie e vencer o jogo vê tudo . Logo se vê que ele ficou mudado após a morte
Numa sequência emocionante Roy dá um tiro de paintball no peito do
Jason mas isso só faz com que ele fique mais irritado e começa o
perseguir pela floresta
O Orçamento do filme nessa altura devia estar bem comprometido já que sua morte não é mostrada. Posteriormente (0:45:50) o policial Rick mostra ao xerife Mike o corpo de Roy, facilmente reconhecido pelos óculos, todo desmembrado
0:31:13 MORTE
Martin (Bob Larkin, outro da série Taxi de Andy Kaufman), o coveiro, depois de um longo dia de labuta onde teve que
cobrir novamente o túmulo de terra de Jason caminha tranquilamente pela
floresta bebendo
Mas faz algo impensado e joga a garrafa vazia na mata , provocando a ira de Jason, protetor da floresta, seu lar
Jason, ativista ecológico antes disso virar moda então mata Martin
com a própria garrafa e depois dando o toque final com o facão. Existe uma interessante leitura onde o Jason é a versão americana do mito do curupira
Steven Halavex (Roger Rose de Seinfeld) que estava na mata com sua namorada Annette Edwards (Cynthia Kania de A Última Festa de Solteiro)
ouve os gritos de Martin e corre ver, chamando a atenção do nosso
querido herói
Jason que não gosta de testemunhas caminha tranquilamente enquanto
Steve corre com Annete até sua moto e mata os dois amantes com uma só
facada. Depois dos 3 anteriores, ele volta a empalar a dois, sua morte
favorita
Cort Andress está curtindo uma musica com sua peguete Nikki Parsley (Darcy DeMoss de Dublê de Corpo)
quando Jason chega no trailer onde estavam e causa um curto circuito,
fazendo com que a musica que estava no seu climax , parasse
0:39:43 MORTE
Cort e Nikki saem do Trailer e descobrem que o fio de força esta
cortado. Eles partem mas Jason que está no banheiro puxa Nikki pra
dentro, amassando a cara dela no espelho e na lataria do trailer.
Um detalhe que o espectador mais novo pode não notar é referente a força de Jason, uma vez que a lataria da época era muito melhor e não como a dos carros de hoje
Carl ouve o barulho mas nem imagina o que aconteceu
0:40:50 MORTE
Jason não respeita as regras de segurança no transito, acha que tem
liberdade para fazer o que quer de sua vida e enfia o facão na cabeça
de Court enquanto ele dirige o que faz com que o jovem se atrapalhe e
perca o controle do Trailer
Mas são Cristovão intercedeu e graças ao bom Deus Jason saiu incólume desse terrivel acidente que Cort causou
Tommy marca encontro no Karloff’s General , uma oficina de beira de Estrada
A policia encontrou o fusca com o corpo de Darren e Lizbeth
Rick mostra ao xerife Mike o corpo de Roy, o ultimo dos jogadores
de Paintball (0:45:46 ), cuja morte não foi mostrada, apenas o corpo
agora
Enquanto isso no Crystal Lake a pobre Nancy (Courtney Vickery de Zelly e Eu) tem um Pesadelo de um Homem maligno atacando-a. Possivelmente ela terá problemas futuros com isso quando estiver mais velha
00:48:30 MORTE
Sissy ouve um barulho vindo de fora e crente ser o Cort que não
chegou (e nem vai chegar diga-se de passagem) se aproxima da Janela, onde Jason a
surpreende, puxando-a pra fora e arrancando sua cabeça. Paula ouve mas
como só escuta alguns gemidos não percebe o que aconteceu de verdade.
Logo depois ele é visto pela pequena Nancy (a da hora do pesadelo algumas cenas atrás) carregando o corpo de Sissy
Nancy vai contar para Paula que viu o Jason mas ela não acredita, mesmo com a menina trazendo um facão ensanguentado
0:59:00 MORTE
Paula começa a ter a leve impressão de que a coisa é seria mas não
dá tempo de nada. Jason entra no seu quarto e fecha a porta. Ouvimos
vários gritos até que o sangue esguicha na janela antes de ser quebrado
com o corpo de Paula.
E parece que Jason não está satisfeito porque puxa o corpo de volta para dentro.
Jason entra no quarto da criançada e é visto por Nancy, que
assustada começa a rezar. Jason então ouve os carros da policia chegando
e dá no pé pois sabe de seus problemas com a Justiça
O Xerife Garis abre a porta do alojamento e embora o corpo não
esteja lá, temos uma leve ideia do que aconteceu com a Paula (1:05:22).
Jason antes de ressuscitar dificilmente deixava de limpar a sujeira que fazia. Pode ser que ainda não esteja totalmente recuperado, o que explicaria a preguiça dele nesse caso. Ou talvez a Morte o tenha mudado e ele passou a levar a Vida mais de boa, não se importando tanto com as aparências
1:06:00 MORTE
O policial Thornton (Mike Nomad de A Noite das brincadeiras mortais) vai até o píer onde encontra Jason que lança um dardo na sua testa
1:07:45 MORTE
Policial Pappas (Michael Swan de Piranhaconda) encontra a peraltinha Nancy (que não bastasse o Jason resolve dar sustos em todo mundo).
Mas o encontro é fulgaz. Logo ela sai correndo quando vê o
Jason, deixando o pobre policial sozinho com o maníaco. Ele tenta alguns
tiros que não fazem cocegas e então Jason o esmaga a cabeça
O Xerife Garris tropeça e encontra da pior maneira o policial Pappas (1:00:17).![]()
De quebra conhece o Jason
Garris até consegue derrubar Jason com a espingarda mas quando
acaba as munições aprende a lição que o policial Pappas acabou de
receber de que balas normais são inuteis
Então toma uma atitude sensata... sai correndo
Já na Floresta, vendo que Jason não o está vendo e acabaria
chegando até a sua filha Megan no acampamento, o Xerife Garris toma uma atitude agora nada
sensata e pula sobre Jason
O nosso malvado favorito até brinca um pouco até dobrar o Xerife ao meio
Megan abre a porta da viatura e encontra a cabeça de Sissy (1:12:55). Sem saber que seu Pai também já foi encontrar o Criador, sai desesperada chamando por ele
Megan esta chegando num dos alojamentos quando Jason resolve quebrar mais uma janela e ataca-la, segurando sua cabeça.
Por sorte Tommy está vendo tudo do lago e desvia sua atenção fazendo com que ele a ignore
Tommy consegue atrair Jason até o Lago e pelo seu plano ela da
sinais de que não esteja totalmente curado. Se bem que, os mais atentos já tinham percebido no começo do filme, onde ele já dava sinais claros disso
Então Tommy tem uma ideia que, se parece não ser das melhores, não dá para negar que dá ao filme uma bela fotografia
E eis que Jason, matreiro como só ele, prova que consegue pular até na água, agarra Tommy
até que ele consegue dar-lhe a correntinha de presente e Jason quebra o
Barco
Jason afunda com Tommy que consegue escapar mas boia inconsciente
Megan vai salvar Tommy mas Jason que não morre afogado nem quando era criança imagine agora que é imortal.
Ele agarra os pés da moça, que com muito custo consegue ligar o motor do barco e fazer com que Jason sinta cócegas e a largue
Alertamos aqui o leitor a nunca ligar o motor quando você estiver dentro d'água ao lado do mesmo #ficaadica
Megan consegue levar Tommy para a margem, onde o ressuscita com uma respiração boca a boca e todos vivem felizes para sempre
Pelo menos nunca mais ouvimos falar neles
Jason por sua vez está preso dentro do Lago. Talvez para sempre pois ninguém iria conseguir tirá-lo de lá, a não ser que tivesse algum tipo de poder especial
CONTAGEM FINAL
Nudez - 0 (e tem gente que ainda considera esse o melhor da série, vai vendo só)
Mortes - 18 (se você levar em conta a de Roy, do paintball, que não mostra)
ORDEM DAS MORTES
as de Jason na primeira contagem não levam em conta as 2 em sonho do começo do filme anterior
- Allen Hawes: Coração arrancado (8 MIN)
(35ª/37ª vítima de Jason e 68ª dos filmes)
- Darren Robinson: Lança no peito (14 MIN)
(36ª/38ª vítima de Jason e 69ª dos filmes)
- Lizbeth Mott: afogada numa poça (15 MIN)
(37ª/39ª vítima de Jason e 70ª dos filmes)
- Burt: rosto esmagado numa arvore (22 MIN)
(38ª/40ª vítima de Jason e 71ª dos filmes)
- Stan: Decapitado (24 MIN)
(39ª/41ª vítima de Jason e 72ª dos filmes)
- Katie: Decapitado (24 MIN)
(40ª/42ª vítima de Jason e 73ª dos filmes)
- Larry: Decapitado (24 MIN)
(41ª/43ª vítima de Jason e 74ª dos filmes)
- Martin: cortado com uma garrafa (31 MIN)
(42ª/44ª vítima de Jason e 75ª dos filmes)
- Steven Halavex: Empalado (31 MIN)
(43ª/45ª vítima de Jason e 76ª dos filmes)
- Annette Edwards: Empalado (31 MIN)
(44ª/46ª vítima de Jason e 77ª dos filmes)
- Nikki Parsley: Rosto esmagado no trailer (40 MIN)
(45ª/47ª vítima de Jason e 78ª dos filmes)
- Cort Andrews: Esfaqueado na cabeça(40 MIN)
(46ª/48ª vítima de Jason e 79ª dos filmes)
- Roy: Desmembrado (entre os 14 e 45 MIN)
(47ª/49ª vítima de Jason e 80ª dos filmes)
- Sissy Baker: Cabeça torcida (48 MIN)
(48ª/50ª vítima de Jason e 81ª dos filmes)
- Paula Mott: Só sei que foi feio (59 MIN)
(49ª/51ª vítima de Jason e 82ª dos filmes)
- Policial Thornton: Dardo na cabeça(1h 6 MIN)
(50ª/52ª vítima de Jason e 83ª dos filmes)
- Policial Pappas: Cabeça esmagada (1h 7 MIN)
(51ª/53ª vítima de Jason e 84ª dos filmes)
- Xerife Mike Garris: Dobrado ao meio (1h 13 MIN) (52ª/54ª vítima de Jason e 85ª dos filmes)
SALDO FINAL DOS 6 FILMES
9 cenas de Nudez (esse não agregou nada) e 85 Mortes (Jason ficou irritado por Roy ter matado 17 no filme anterior e matou 18 nesse)
52 mortes só do Jason (ou 54 se contar as 2 em sonho no começo do filme anterior)
9 da Pamela (no primeiro filme)
1 do Victor (nesse filme)
17 do Roy
1 a própria Pamela , 1 o próprio Jason e 1 o próprio Roy.
Temos ainda 3 em sonhos (2 no começo da parte V pelo Jason e 1 pelo Tommy na cena final do V , outro sonho)