Páginas

PESQUISE NESTE BLOG

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

JUPITER MAÇÃ

O novo disco do compositor Flavio Basso , mais conhecido com Jupiter Maçã já está a venda pelo selo espanhol Elefant Records e terá em breve uma edição nacional pela Monstro Discos.

Quem acompanha a obra do grande Jupiter Maçã porém já está meio que cansado dessa novela. Depois de ter lançado o magnífico "A Sétima Efervecência" ainda nos anos 90 e considerado um dos maiores discos de Rock já lançados nesse país. Como curiosidade, na bateria um ainda desconhecido Marcelo Gross da Cachorro Grande. Jupiter mudou o nome para Jupiter Apple e lançou dois discos em Inglês (diferentes do trabalho anterior , o que é louvável).


Em 2004 soltou pela Internet 3 novas composições : "A Marchinha Psicótica de Dr. Soup" (um hino..erh...tropicalista) , "Mademoiselle Marchand" e "Sindrome de Pânico", sendo que as 2 primeiras lançada depois em compacto em vinil pela Monstro Discos. O próprio Jupiter me avisou que as musicas estavam na Rede e que poderia baixar pela Trama Virtual.

Nesta fase já estava feito o estrago. Os fãs esperavam ansiosamente pelo novo material e logo não faltavam especulações sobre o novo disco. Jupiter anunciou o nome "Uma tarde na Fruteira" (A Fruteira em questão era onde ficavam as contas que chegavam e sem dinheiro para pagar ficava olhando-as, pelo menos diz a lenda que o proprio Jupiter divulgou).


Uns anos depois caiu na Rede a nova musica "Beatle George" (tabém lançado em compacto em vinil) e uma versão ainda não acabada do disco caiu na Rede , mas nada da versão oficial sair.

Neste ano saiu também pela Monstro um novo disco, mas desta vez como Jupiter Apple, em parceria com Bibmo, chamado Bitter . É um trabalho mais rocker do que os anteriores em inglês. Mas nada do tão esperado disco em português (pelo menos a versão pirata acalma os animos)


Uma luz no horizonte porem se deu esse ano com o lançamento espanhol (sai uns 19 euros ou 48 reais com a postagem e vale a pena), mas até agora nada do prometido lançamento nacional no segundo semestre. A versão espanhola contem um apanhado dos discos em inglês.

01. A marchinha psicótica de Dr. Soup
02. Tema de Júpiter Maçã
03. Base primitiva revisitada
04. Over the universe
05. Menina super brasil
06. Act not surprised
07. Little raver
08. Collectors inside collection
09. Tropical permanent holidays
10. Mademoiselle Marchand
11. Metropole
12. The futuristica waltz
13. Síndrome de pânico
14. Plastic soda
15. Carvão sobre tela
16. Um sorvete com vocês
17. A marchinha (reprise)

Na Versão que rola pela Internet podemos ainda encontrar as musicas "Viola de Aço" , "As Mesmas Coisas" (cantada em portugues de Portugal), "Beatle George" , "Casa de Mamãe" , "O Retirante" , "Plataforma 6", e "Sindrome de Pânico" , musicas estas que podem sair na versão nacional.

Jupiter teve ainda uma rara passagem pela MTV em Setembro, a polêmica chapada aparição no Jornal da MTV.


E quem não entende porque essa espera por um disco em português de Jupiter é porque não conhece as maravilhosas letras deste que é sem duvida um dos maiores compositores já nascidos nesse país.

No ano passado saiu o desonho das tiras de Angeli, Wood & Stock e conta com várias musicas do Jupiter na trilha. O filme trás várias personagens de Angeli como a saudosa Rê Bordosa (na com a voz de Rita Lee) e uma participação especial do musico Tom Zé como Raul Seixas !

Para ver uma cena do desenho com "Lugar do Caralho", hit underground de Jupiter (e curiosamente muitos confundem a musica como sendo do Raul Seixas) clique aqui.

Abaixo , Jupiter tocando a clássica "Miss Lexotan 6mg Garota" no extinto Musikaos. A musica foi gravada em 1997 pelo IRA !.


E em breve mais novidades...

Nenhum comentário: